sábado, 16 de abril de 2011

Bienal e Bricolagem

Copo + Água + Rolha + Agulha = Bússola


O MAM foi tomado por completo. Os espaços, logística e recursos humanos se voltaram para contemplar a 29ª Bienal de São Paulo – Obras selecionadas, um recorte com 10% do que foi exibido na capital paulista no final de 2010. Para quem teve a oportunidade de ver a mostra nos pavilhões do Ibirapuera vai, inevitavelmente, ficar com uma sensação de amostra grátis... Contudo, a seleção está interessante, com obras de Miguel Rio Branco, Jean-Luc Godard, Gil Vicente, Anri Sala...É uma verdadeira aula de bricolagem -física e antropológica-, de como obras e público vivem da constante relação adaptativa para manter a conexão. Vejamos Douglas Gordon, com a obra Pretty Much Every Film and Video Work from 1992 until Now. To Be Seen on Monitors, Some with Headphones, Others Run Silently, and all Simultaneously, 1992 - que reúne cerca de setenta filmes e vídeos, quase todos os seus títulos realizados nos últimos dezoito anos. Na exibição em São Paulo, os aparelhos de tv estavam empilhados horizontalmente, onde o olhar não abarcava a totalidade, e a decisão do que ver era confundida pela magnitude. Já na Capela do MAM, a obra ganhou outra roupagem, onde os monitores estão espalhados conforme uma loja de eletrodomésticos, ficando o observador livre para focar no que mais lhe atrair. Dois momentos e espaços diferentes, resultando em duas obras diferentes, ficando em comum  apenas as peças que as formam (oui, bricolage!) e a fruição. Falando em fruir, aqui é a hora da curadoria educativa, que mostrou ser possível educar com/por arte. Merece mais do que aplausos, pelo projeto, pelo material distribuído, pelos profissionais envolvidos. Merece permanência.

 Link de um vídeo com a obra de Douglas Gordon, quando exibida em São Paulo.
http://www.youtube.com/watch?v=5sYPr0z-emE

2 comentários:

  1. O que posso dizer? Justiça é a palavra que poderia definir este post.

    ResponderExcluir
  2. Bom e bastante objetivo. De início achei estranho o termo bricolage, mas, se aplica devido ao caráter da mostra: um resumo da Bienal.

    ResponderExcluir